Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

Os 7 teatros de Hilário

Retirado do livro Pegadas, de Roberto Tranjan, mesmo autor de Metanóia. Em tempo, o livro é de 2005.

Para quem quiser ler esse livro interessante, o mesmo pode ser achado em sebos na faixa de R$ 10.

 

 

Teatro do Medo

Muitos líderes, na ânsia de obter resultados, instauram o medo no ambiente de trabalho. O teatro se faz quando, mesmo amedrontados, os atores interpretam papéis de heróis destemidos e audazes.

 

Teatro do Lixo

Ambientes de trabalho empobrecidos não oferecem as mínimas condições para um bom desempenho. Essa precariedade se estende também aos relacionamentos, em que boa parte das vezes prevalece o anonimato. O teatro se caracteriza nas relações utilitárias em que o ser humano é apenas um ser produtivo.

 

Teatro das Horas

O cumprimento da carga horária é mais importante que os clientes, os relacionamentos e os resultados. Nesse teatro, as pessoas se comprometem apenas enquanto durar a carga horária contratada, não mais que isso. Basta examinar o estacionamento da empresa às cinco da tarde de uma sexta-feira para constatar o teatro das horas.

 

Teatro da Alienação

Informações importantes sobre o negócio, as estratégias, o futuro, o resultados e o desempenho são omitidas das pessoas. O teatro se instala quando, mesmo desconhecendo informações básicas, as pessoas trabalham com se soubessem de tudo.

 

Teatro das Normas

Para comprovar esse teatro é só responder à seguinte pergunta: "entre a necessidade do cliente e a ordem do chefe, por quem seus funcionários optariam?"

 

Teatro da Impotência

É muito difícil dar o melhor de si numa estrutura vertical e hierarquizada, sob o comando de uma liderança centralizadora e comprimido nos limites do cargo. O teatro da impotência caracteriza-se pelo dispêndio de esforço e pela mostra de dedicação, geralmente inúteis diante desse arranjo organizacional.

 

Teatro da Anomia

É a ausência de visão de futuro e significado no trabalho. O teatro se faz quando os atores cumprem suas tarefas e se relacionam como se todos soubessem para onde estão indo.



(pCFp)

Nenhum comentário:

O R B I S L U M I N I S

O R B I S L U M I N I S
(p1)

Pesquisar em Luminis

Seguidores Luminis

O R B I S L U M I N I S

O R B I S L U M I N I S
(p3)
Créditos das fotos (photos credits)
(p1)(p2)(p3) http://www.trendir.com/outdoors/outdoor_lighting/)