Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Consciência

"Viver no mundo sem tomar consciência do significado das coisas é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros."

(frase retirada do livro "O símbolo perdido" - Dan Brown)

Filme LUNAR (Moon) - Porque você deve assistir

Segue abaixo um review do filme LUNAR (Moon), cujo lançamento ocorrerá exclusivamente em DVD e BR. Há muito tempo que não assistia um filme "ficção cabeça", daqueles que insistem em não sair da nossa memória, tal como 2001, Matrix, Blade Runner...Um cult-movie.

Não perca.

Saiba mais (em inglês): http://www.sonypictures.com/classics/moon/



O conceito antigo do mito da caverna de Sócrates mais uma vez se aplica em um filme. “The Matrix” e “Show de Truman” são dois exemplos conhecidos de como o conceito “realidade” poder ser totalmente relativo. “Moon” também explora essa premissa de forma genial.

Num futuro próximo, a Terra não sofre mais com problemas de energia. Toda força que precisamos é retirada do lado escuro da Lua. Uma corporação chamada "Lunar" mantém uma grande base montada no nosso satélite natural e, com grandes máquinas, faz a "colheita" do hélio (Hellium-3) proveniente do Sol e o envia à Terra periodicamente, através de sondas não-tripuladas.

Em uma dessas bases temos um trabalhador solitário, Sam Bell, que divide todo o espaço disponível com o robô GERTY, cuja voz é emprestada pelo ator Kevin Spacey. A máquina tem por objetivo monitorar o funcionamento das operações, enquanto Sam trabalha ou distrai-se com seus passatempos, sonhando com o dia em que voltará para a Terra e para os braços de sua amada Tess e sua filha Eve.

** Abaixo contém spoilers do filme. Se não quiser saber o que vai acontecer, não continue lendo **
Durante uma saída de rotina com o veículo lunar, Sam sofre um grave acidente.

Enquanto se recupera, a empresa para a qual trabalha o impede de sair da base, alegando a chegada de uma equipe de resgate em algumas horas. Deixando de acatar as ordens, Sam vai até o veículo avariado e resgata um homem à beira da morte. E esse homem é seu sósia.

Inicialmente ambos se estranham de forma agressiva, mas logo começam a se entender e a desvendar os fatos. Pressionado pelos sósias, GERTY revela a verdade: eles na verdade são clones. Peças de reposição baratas, iludidas com uma vida de lembranças implantadas e a falsa esperança de voltar à Terra após 3 anos. Todos os clones são devidamente estocados num grande depósito secreto. Quando um clone "vence", outro é imediatamente disponibilizado por GERTY. Na verdade, existe um prazo de 3 anos de validade para cada clone. Após 3 anos, o clone é incinerado e outro é "acordado".

Então Sam e… Sam unem-se para esconder da equipe de resgate o fato de terem descoberto a farsa (contando inesperadamente com a ajuda de GERTY) e, também, planejam uma fuga para a Terra.

Além de ser uma história interessantíssima, Moon ainda conta uma atuação impecável do ator Sam Rockwell, que interpreta os clones, com belos efeitos visuais, principalmente no que diz respeito às paisagens desoladas da Lua e a música melancólica perfeita combinando com o clima triste e, principalmente, com o vazio perceptível que os personagens sentem em sua alma, ao perceberem que sua existência é irrelevante e descartável.

Imperdível !

(fonte: http://emtelaplana.wordpress.com/2009/11/04/filme-moon/)

Duffy - Stepping Stone (HD)

Bem vindo de volta, Marte!



























Foto: (c) John Chumack - 03/Jan/2010

Saiba mais (em inglês) http://www.universetoday.com/2010/01/05/welcome-back-mars/#more-49587

O R B I S L U M I N I S

O R B I S L U M I N I S
(p1)

Pesquisar em Luminis

Seguidores Luminis

O R B I S L U M I N I S

O R B I S L U M I N I S
(p3)
Créditos das fotos (photos credits)
(p1)(p2)(p3) http://www.trendir.com/outdoors/outdoor_lighting/)